25
Jan

O que deve saber quando faz um investimento imobiliário

 

A maior parte do nosso trabalho no atelier está relacionado com investimentos. A verdade é que nos especializámos em recuperação de imóveis com o objectivo de revenda ou arrendamento.

A maior parte dos nossos clientes são investidores e por isso, sabemos quais os passos que deve dar se quer iniciar nesta aventura ou se já é um investidor nato.

O wonderstudio tem um serviço de apoio a investidores. Ajudamos a escolher o imóvel ideal, fazemos o projecto para que venda o imóvel pelo valor que pretende e ajudamos em todas as fases do processo.

Fazendo um pequeno resumo dos pontos mais importantes a ter em consideração quando decidir investir:

1 – A localização do imóvel;

2 – Se for um apartamento inserido num edifício deverá ter em consideração o estado do mesmo. Edifícios muito degradados e que à partida não sofrerão obras de reabilitação darão problemas a curto prazo = mais custos;

3 – A luz, espaços sem luz natural são pouco vendáveis pois tornam-se frios, húmidos e desconfortáveis. Escolha imóveis com sol, virados a sul, poente e nascente;

4 – O espaço útil: águas furtadas com coberturas inclinadas são muito bonitos, mas se representarem um pé direito de 1,5m em grande parte, é para esquecer;

5 – É muito importante ter a certeza de que o imóvel está com a respetiva licença de utilização. Ou seja, que não adquire um imóvel que tem uma licença de utilização para um atelier, quando o vai querer transformar numa habitação (por exemplo). Para fazer a sua alteração é necessário entregar um projecto à câmara. É algo que estamos habituadas a fazer por aqui, mas é um custo a ser considerado.

De todo o modo, tal como já mencionámos, poderá solicitar um serviço de prospeção imobiliária ao wonderstudio para a escolha do imóvel ser a ideal.

Ainda durante a fase de procura do imóvel, deverá começar a perceber quanto é que deve investir. O principal objectivo não é apenas o retorno do seu investimento, mas mais importante que isso, é adquirir mais algum capital que lhe permita investir novamente.

Aqui o projecto é fundamental por várias razões:

1 – Realizamos o projecto de acordo com o valor do seu plano de investimento. Sabemos o que devemos considerar: materiais, acabamentos, decoração (se solicitada) para que os próximos compradores/ arrendatários proponham o valor de negócio que pretende adquirir;

2 – Fazemos um orçamento completo do valor da obra. Assim poderá ter um valor fechado do investimento que vai fazer sem grandes surpresas. Sabe à partida que investiu X e, se tudo correr bem, irá receber um retorno de X+Y;

3 – Com as imagens 3D que fazemos, poderá antes de iniciar qualquer obra, dirigir-se às imobiliárias e perceber o valor que poderá propor para vender o seu imóvel;   

4 – Somos arquitetas, sabemos exatamente o que podemos ou não demolir, como devemos organizar os trabalhos de empreitada e como gerir encomendas e fornecedores. Isto tudo para que não tenha que se preocupar com nada.

É do conhecimento geral que estamos a atravessar uma fase muito boa no que toca ao investimento imobiliário em Portugal. Felizmente nós existimos para o ajudar não só a escolher o imóvel ideal, como a fazer o projecto que fará com que tenha o seu retorno o mais rapidamente e melhor possível. Escolhas inteligentes e pensadas com antecedência poderão fazer toda a diferença no momento da venda.

Se tem algum imóvel ou pretende adquirir um é importante investir seguramente. Entre em contacto connosco que nós daremos o apoio necessário desde o dia 1.