06
Mar

Como começar uma decoração?

Assim que compramos casa ou nos mudamos para uma casa nova, temos logo vontade de começar a decorá-la. Para nos sentirmos bem, para recebermos os nossos convidados, ou para termos as nossas coisas à mão. Mas, nem sempre é possível comprarmos logo tudo, e muitas vezes nem sabemos por onde começar. Às vezes começamos e durante o processo vamos mudando de ideias..
Vamos dar uma ajuda:

1 – Comece por definir um estilo, um tema para não se perder. Senão, vai gostar de elementos de estilos diferentes e quando os juntar vai ver que nada tem que ver com nada, e fica tudo uma confusão. Este é o ponto de partida.

2 – Perceba quais os pontos fortes e fracos de cada espaço. Por exemplo uma lareira é um ponto forte, ou a vista, ou a luz natural. Valorize estas zonas e tire o máximo partido delas.

3 – Escala, sem escala/proporções nada funciona. Tire medidas, veja bem as dimensões do sofá, das mesas de apoio, dos cadeirões. Nada é pior do que ter mobiliário que ocupa espaço a mais. Mantenha as circulações confortáveis e tenha apenas o essencial.

4 – Alinhamentos. Estes permitem-nos ter espaços mais altos, quando na realidade não são, ou mais largos quando são muito estreitos. Utilize, por exemplo, um papel de parede às ricas verticais ou horizontais, dependendo do propósito. Crie espaços simétricos em zonas de descanso e assimétricos em zonas de convívio.

5 – Escolha os acabamentos, os papéis, tintas e cores. É importante escolhermos pelo menos 3 tons diferentes: um base, outro da mesma família e um complementar que faça contraste.

6 – Trabalhe as texturas, estas dão temperatura, conforto e tranquilidade.

7- Iluminação. É provavelmente um dos pontos mais importantes. Tenha em conta o nível dos olhos, o tipo de espaço e de comportamento que quer em cada zona.

8 – Os pormenores decorativos são a alma da casa. São eles que dizem quem somos, que mostram a nossa personalidade.

Se está a pensar decorar ou remodelar a sua casa, escritório ou qualquer outro espaço e não sabe como, fale connosco! Estamos cá para a ajudar.